quarta-feira, 31 de agosto de 2011

30 Day Drawing Challenge – Day 17: Flor Favorita


Gosto de muitas flores, mas minha preferida a que me encanta é a Flor de Cerejeira, não sei explicar ao certo, mas a acho tão delicada e ao mesmo tão marcante...rs
Bem, sendo assim, acabei pesquisando um pouco mais sobre ela e achei coisas interessantes. Espero que apreciem...

A Flor de cereja é um símbolo de beleza feminina e sexualidade, adicionalmente, a flor de cereja também é o símbolo chinês que simboliza o amor, é amplamente usado no "moku hanga" uma arte japonesa tradicional que data muitos séculos atrás, e tambem freqüentemente usadas em tatuagens que retratam contextos orientais.

O desenho da flor de cerejeira tem seu significado no Bushido, o código do samurai, que leva a flor de cerejeira como seu emblema, existe uma comemoração em homenagem às flores de cerejeira (hanami). Ela faz parte dos costumes mais apreciados e praticados no arquipélago. Quando chega a época dela florecer, os japoneses se reúnem embaixo de seus galhos e fazem um piquenique, com direito a dança e cantoria.
O florescer da árvore de cereja é a mais pura manifestação de beleza na cultura japonesa. Ela tem um valor simbólico tão importante quanto a bandeira nacional, entretanto a flor enfraquece rapidamente e é espalhada pelo vento, esta é a morte perfeita para um verdadeiro guerreiro que viveu com consciência constante e aceitação da filosofia "Samurai" e a natureza transitória de existência. A essência de Bushido, ou o Estilo Guerreiro, o verdadeiro Samurai vive aprendendo diariamente. O lema de um samurai é, " Este é um dia bom para morrer ". A flor de cerejeira como desenho de tatuagem é uma lembrança poderosa de que a vida é passageira e nós temos que viver o presente e temos que apreciar todo momento nos despertando, pois isto pode ser nossos últimos momentos.
Existem também outras lendas a de que ela provém de uma princesa Kono-hana-sakuya-hime( que significa “a princesa da árvore de flores abertas”), que caiu do céu em cima de uma cerejeira, a qual eles veneravam no monte Fuji.
Outra lenda diz que sua origem deriva do cultivo do arroz e sua divindade (KURA=depósito onde se guardava arroz, alimento considerado dádiva divina).
Já uma outra lenda diz que ela está ligada aos samurais. No período feudal, a vida dos samurais era tão breve quanto a vida das flores de cerejeiras (3 dias na primavera) – os samurais estavam sempre dispostos a dar a vida por seus mestres.
Quando uma mulher usava a flor para se enfeitarem ou decorar o quintal, significa que ela estava à busca de uma amor. No teatro significam alegria.
PORÉM, um galho quebrado de uma cerejeira pode significar aproximação da morte. Acredita-se o que sakura é a ligação entre o mundo dos vivos e dos mortos; e que a alma dos mortos é absorvida pelas árvores das cerejeiras.
Hoje, países como o Brasil e Estados Unidos também realizam o Hanami graças à iniciativa japonesa de, no início do século 20, distribuir mudas da árvore para diversas nações como prova de amizade. Mais de três mil pés foram levados para os Estados Unidos e podem ser vistos nos jardins da Casa Branca. A cerejeira virou símbolo de fraternidade.




Fontes: Tatuagem.com , Tudo de Bom

Nenhum comentário:

Postar um comentário